O texto “A Cultura do Projeto” discute a metodologia de aprendizagem por projetos e suas implicações na educação. A autora, Magda Soares, defende que essa metodologia é superior ao ensino tradicional por dar maior autonomia do aluno – na aprendizagem por projetos, o aluno é o protagonista do seu aprendizado, escolhendo os temas que deseja pesquisar e as atividades que deseja realizar. Isso permite que ele desenvolva sua autonomia, sua criatividade e seu senso crítico. É um jeito da aprendizagem ser mais significativa – ao trabalhar em projetos que são relevantes para seus interesses, a pessoa tem mais chances de se envolver com o conteúdo e de aprender de forma consistente. Assim, ele não apenas memoriza informações, mas também as compreende e as relaciona com seu próprio conhecimento e experiência. Traz mais sentido para a vida com o desenvolvimento de diversas habilidades – a aprendizagem por projetos contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a vida, como a resolução de problemas, a comunicação, o trabalho em equipe e a pesquisa. Pode reduzir o drama atual da ansiedade, ao trazer mais preparo para o futuro – em um mundo em constante mudança, é fundamental que as pessoas desenvolvam as habilidades necessárias para se adaptar e aprender ao longo da vida. A aprendizagem por projetos é uma ótima maneira de preparar os as pessoas para o futuro.
Alguns exemplos de projetos do App-Ideas
O YouTuber brasileiro Filipe Deschamps sugere um acervo de projetos na área de tecnlogia que podem alicerçar a aprendizagem nessa área repleta de desafios. O APP Ideas traz 88 idéias de projetos classificados em três níveis de conhecimento em programação. Para iniciantes, intermediáriose para gente com conhecimento avançado. A página traz os requisitos funcionais das aplicações, alguns exemplos de projetos incluindo também até fotos de aplicativos. Aproveite para escolher o tipo de projeto mais adequado para você. Para iniciantes, há 35 ideias como de calculadora, cálculo de sensação térmica a partir de uma temperatura real, converter números decimais em algarimos romanos etc. Dos 33 projetos de nível intermediário, destaco a criação de memes personalizados, loja on-line simples, gerenciador tarefas pessoais e geração de senhas aleatórias. Dos 20 avançados, gente mais bem preparada pode fazer um clone do aplicativo Instagram, um aplicativo de filmes para você escolher o próximo a ser visto e por fim um aplicativo de pesquisa.
Além desse acervo de projetos, você pode assistir ao vídeo do autor e dar uma lida no blog dele. Hoje ele traz diversos textos publicados faz 4 anos. Você também pode comprar um livro do autor que mostra como ganhar dinheiro com programação. Então, é fazer projetos para aprender e em seguida ganhar dinheiros com isso. O autor traz na sua conta do Instagram diversos exemplos de telas que fez com ideias interessantes usando recursos de CSS e JavaScript, por exemplo. Veja também sugestões bem humoradas como o caso de uso de uma esteira de corrida junto à mesa de trabalho. Aproveite para conhecer também outros 100 desafios que o autor traz no Codepen.io.
Caso encontre outros repositórios compartilhecom a gente para espalhar ainda mais a iniciativa, para que mais gente possa aprender com projetos de tecnologia.