Planeje seus estudos para ter uma constância e atender aos requisitos de vagas – estudar o que as empresas estão pedindo. Alie o uso de memória visual, mecânica e sonora para aprender melhor. Ensine para outras pessoas ou para um boneco e veja como pode ser divertido o estudo
Ao montar um plano de estudos eficiente você pode aprender programação do zero, para atender aos requisitos de vagas. Assim, você pode evitar a procrastinação e o desânimo, por exemplo. Veja como escolher as tecnologias e a organizar o seu cronograma. Aproveite as dicas e estratégias para você estudar programação de forma organizada e sem perder o foco. Esse guia serve para iniciantes ou alguém que já tem alguma experiência. Em suma, nesse texto você terá ajuda na aceleração da aprendizagem para alcançar seus objetivos na carreira de programação.
As ferramentas como Trello, Notion, Google Calendar, GitHub – veja os repositórios que mais se destacam na aprendizagem de tecnologia. Use o Roadmap.sh para tornar seu plano de estudos mais profissional, próximo do dia a dia de empresas onde você poderá trabalhar. Candidate-se a vagas e colha as informações do que você precisa estudar. Com isso, atualize o seu plano de estudos. De certa forma, você deve estudar e fazer projetos seguindo os requisitos das vagas que as empresas publicam.
Aprendizagem baseaada em projetos
Veja alguns exemplos de aplicativos frontend para você fazer incluir no seu plano de estudos:
- dashboard interativo com dados exibidos em tempo real;
- landing page otimizada;
- aplicativo de gerenciamento com drag and drop;
- simulador de temas;
- single page aplication;
- visualizador de código com destaque de sintaxe;
- aplicativo de acessibilidade com leitura de tela.
Caso prefira projetos de backend, tente incluir esses no seu plano de estudos:
- sistema simples otimizado com cloudflare para usar CDN;
- armazenamento em cache de conteúdos estáticos;
- criar uma API utilizando os serviços da AWS;
- projeto com comunicação em tempo real como chat;
- e-commerce com integração com meio de pagamento;
- integração comAPI de terceiros;
- ferramenta de linha de comando.
Assim, seu plano de estudos pode ser considerado como exeperiência de trabalho. Com ele, você terá um portifólio de projetos publicados no GitHub, podendo até mesmo serem feitos em grupo. Tente particpar de rackatons e grupos de iniciação científica. Se não for possível, forme um grupo com seus amigos e desenvolva um projeto com uns 5 membros.
Organize os seu plano de estudos de forma eficiente e equilibrada. É fundamental organizar o seu tempo criar metas claras e equilibrar a teoria com a prática. Embora haja tanto conteúdo da área disponível na Internet, sem selecionar e organizar tudo isso você pode ter muitos problemas. Assim, você mantém o foco, evita a sobrecarga de estudos e a ansiedade. O ideal é evitar o estudo de várias linguagens de programação ao mesmo tempo. Tente aprender uma linguagem, fazendo exercícios, em seguida, avançado para projetos práticos. Publique-os em sua conta no GitHub ou GitLab. Também evite exagerar na intensidade dos estudos.
Plano de estudos com um mapa de aprendizagem e prática com projetos
Aprendizagem baseada em projetos é um pilar importante. Então, você precisa escolher qual o seu objetivo de carreira. Então, escolha a linguagem de programação mais adequada e faça projetos. Dê preferência a trabalhos originais e que se adequem ao que as empresas da área precisem desenvolver. Seja constante nesse processo, então siga para um próximo passo, que é desenvolver projetos em equipe, mesmo estando fora de empresas. Uma boa oportunidade para isso são grupos de iniciação científica, os famosos rackatons ou mesmo fazer projetos para empresas da sua vizinhança, com colegas de estudo. Assim, você replica o ambiente empresarial em seus projetos pessoais, com trabalho em pequenas equipes, usando tecnologias e metodologias de desenvolvimento adequadas. Isso sim é a experiência prática, tão exigida pelas empresas.
Ao escolher uma área que você queira se aprofundar, monte seu plano de estudos de acordo com o que você precisa aprender. No site roadmap.sh, você encontra diversos roteiros e guias. Dê uma lida ali, para você escolher um caminho e orientar seus aprendizados. Logo abaixo, há um exemplo de roteiro para estudo de frontend do roadmap.sh. Ao clicar com o botão direito do mouse em um tópico, você pode marcá-lo como concluído, então ele vai fica na cor cinza e o texto cortado por uma linha. Visite o site roadmap.sh e confira.
Use metas de estudo de longo e curto prazo. Ainda, dentro da área de frontend, o tempo para se tornar um desenvolvedor dessa área vai depender de seu ritmo de aprendizado, experiência anterior e quanto tempo que você se dedica ao aprendizado. Dentro das metas, longo prazo poderia ser cobrir todos os assuntos de frontend, em 6 meses – por exemplo. Já em curto prazo poderia ser um tópico estudado durante um dia ou uma semana, como seria o caso de aprender a semântica do HTML, em 3 dias.
Guia para desenvolver-se na área de frontend, fonte roadmap.sh
Na página de cada roadmap, há diversas respostas à perguntas mais comuns para aquela área. A página de frontend diz que se você é um iniciante completo, pode levar de 3 a 6 meses para conseguir um emprego como desenvolvedor iniciante.
Ferramentas para seu plano de estudos na área de tecnologia
O Trello.com apóia no gerenciamento das atividades. Use uma coluna com as tarefas a fazer, em outra, as que estão em desenvolvimento e, na últimas, as tarefas finalizadas. Para deixar tudo de acordo com o seu dia a dia, use o Google Calendar. As tarefas pendentes vão para sua agenda, nos horários de sua preferência ou disponibilidade. Também coloque na sua agenda as revisões do que já estudou. Com as revisões o conhecimento se consolida em sua mente. É importante fazer isso com regularidade. O Notion é outra ferramenta para você organizar seus estudo. Vale à pena dar uma conferida.
Para desevolver projetos, dê uma lida nesse texto que sugere fazer projetos originais para aprender a programar. Você pode ir diretamente para o site que lista 88 ideias de projetos web.
Um bestseller do NewYork Times traz um estudo amplo sobre aprendizagem, com várias ferramentas, dicas e truques, além de técnicas de memorização, planejamento e organização dos estudos, da autora Barbara Oakley. Ela pede que você evite exagero nos estudos, como evitar procrastinação, dê importância ao trabalho em equipe. Lembre-se de anotar em um caderno os itens importante de seu estudo e ler esse itens em voz alta – usando a mémória mecânica ao escrever e a memória auditiva ao falar em voz alta, fazer um mapa mental e explicar o que você aprendeu para um leigo. Caso não tenha ninguém por perto, explique o problema que você está lidando ou a solução encontrada para algum boneco. Ao conversar com ele, você pode facilitar demais ao simplificar o conhecimento quando você explica.
No YouTube você pode ver alguns vídeos, incluindo um que me inspirei para escrever esse texto, com esse vídeo, também . Aproveite para compartilhar esse texto com seus amigos e colegas de estudo.